Automação Predial

  

RESPONSÁVEL
Professor: Wolmar Araujo Neto

Localizado no prédio de Engenharia de Controle e Automação da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, o Laboratório de Automação Predial (LAP) do Departamento de Controle e Automação e Técnicas Fundamentais (DECAT) da Escola de Minas tem como objetivo principal o desenvolvimento de projetos e pesquisas relacionados ao conceito de Edifícios Inteligentes, gerando oportunidade de enriquecimento da formação acadêmica para alunos dos cursos de Engenharias e Arquitetura.

Inicialmente denominado Laboratório de Instalações Elétricas, Luminotécnica e Telecomunicações, o LAP adotou a nova nomenclatura visando se manter vanguardista, sabido que à Automação Predial é a área que agrega todos os valores contidos no antigo nome, sendo este o motivo da mudança de nomenclatura.

As pesquisas desenvolvidas relacionam-se a Sustentabilidade, Eficiência Energética, Climatização de Ambientes, Iluminação Residencial, Comercial e de Monumentos, Conforto Ambiental, e Automação aplicada à edificações, desenvolvendo-se projetos que representem soluções inteligentes, além de busca trazer um novo olhar para que a comunidade universitária se aproprie dos espaços ao seu redor, experimentando outras formas de ensino, por exemplo, o projeto Laboratório Jardim (LABIM).

No Laboratório também são ministradas disciplinas de graduação do DECAT, a saber: Instalações Prediais, Instalações Industriais, Instalações Elétricas Industriais, Projeto de Instalações Elétricas, Projetos de Telefonia, Projetos de Iluminação e Iluminação de Museus. Devido a suas características e materiais disponíveis, o Laboratório é ideal para aulas de aplicação prática do conhecimento, de modo que os conceitos teóricos podem ser aprofundados e exemplificados de forma prática.

Os responsáveis pelo Laboratório, coordenadores dos projetos e professores das disciplinas de graduação acima citadas são os Professores Dr. Paulo Marcos de Barros Monteiro, Dr. Wolmar Araujo Neto e MSc. Diógenes Viegas Mendes Ferreira.