Laboratório de Metrologia e Instrumentação

RESPONSÁVEL:
 Professor: Agnaldo José da Rocha Reis
 Técnico: Diógenes Viegas Mendes Ferreira

Local: Sala 9 (Escola de Minas, Morro do Cruzeiro)

O que se entende por Metrologia e Instrumentação?

A Metrologia é a ciência que cuida das medições e suas aplicações. Já o processo de medir e controlar grandezas físicas na indústria, valendo-se de uma série de instrumentos, é chamado de Instrumentação Industrial (ou simplesmente Instrumentação). Grandezas tais como: pressão, vazão, temperatura, nível, entre outras, são acompanhadas continuamente nas indústrias. Para se controlar qualquer grandeza, primeiramente essa grandeza tem que ser medida. Daí, a importância dessas áreas.

Atividades

São ministradas aulas teóricas e práticas das seguintes disciplinas: Laboratório de Controle e Automação (CAT150), Instrumentação (CAT163), Interfaceamento de Sistemas (CAT168), Metrologia e Instrumentação (CAT173), Sistemas Especiais de Medição (CAT334) e Instrumentação e Métodos Experimentais (CAM302), sendo esta última oferecida em nível de Mestrado. As aulas práticas incluem, por exemplo, calibração estática e dinâmica de diversos tipos de sensores (e.g., termopares, termistores, LDRs), identificação de sistemas e o desenvolvimento de alguns protótipos de instrumentos. Trata-se, pois, de um espaço dedicado aos alunos para desenvolverem seus trabalhos individuais e/ou em grupo nas áreas de metrologia/instrumentação, controle e automação. Além disso, quando necessário, o laboratório pode ser utilizado para a realização de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Equipamentos Existentes

O laboratório (Fig.1) conta com uma boa diversidade de equipamentos. Alguns deles são instrumentos de medição de uso geral, tais como: paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e termômetros digitais. Outros são mais específicos: medidor de temperatura a laser, rugosímetro e projetor de perfil, e têm sido utilizados em pesquisas. Nas montagens práticas, maletas didáticas de eletrônica são utilizadas no desenvolvimento de protótipos. Além disso, o laboratório conta com osciloscópios, geradores de sinais, sistemas de aquisição de dados, computadores dedicados, entre outros.

Destaques

Dois trabalhos desenvolvidos no laboratório ganharam destaque. O primeiro deles diz respeito ao desenvolvimento de um sistema de medição de pressão sanguínea do tipo invasivo. A partir de um sensor de pressão comercial padrão ouro, desenvolveu-se toda a parte de condicionamento de sinais, um sistema de aquisição de dados e software dedicados. O trabalho foi apresentado no INOVA MINAS 2017 e publicado na Revista Minas Faz Ciência (Ed.71, págs.17-19) https://tinyurl.com/y43so7dq . Já no ano passado, um grupo de discentes, sob supervisão do coordenador do referido laboratório, desenvolveu um sistema de medição de temperatura baseado em termopar que foi construído pelo grupo. Toda a instrumentação eletrônica para o sensor foi desenvolvida pela equipe. O trabalho foi publicado no COBENGE 2018 https://tinyurl.com/y236hwkp .
POP