Laboratório de Gestão da Qualidade de Energia

RESPONSÁVEL:
 Técnico: Diogenes Viegas Mendes Ferreira

O laboratório de Gestão da Qualidade de energia é dotado de uma subestação abaixadora de tensão alternada com transformadores 13,8Kv/220v ligados em triangulo/estrela para a alimentação dos laboratórios da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.

Além disso, estão nele instalados painéis de controle, supervisão e segurança do sistema. Nos painéis são medidas grandezas como tensão, corrente e fator de potência por meio de equipamentos digitais na saída de cada transformador.

A ideia de transformar a subestação em um laboratório é possibilitar a apresentação de um exemplo de subestação aos alunos da Escola de Minas, para que eles possam ter um primeiro contato com uma instalação desse tipo, assim como os equipamentos nela utilizados.

Importante frisar que o controle e manobra da subestação ainda é manual e que possibilita a implantação de sistemas de controle e manobra automatizado para que seja possível melhorar a segurança e a economia de energia por meio do desligamento de transformadores com baixo consumo (período noturno, férias e finais de semana). Além disso, sistemas de compensação do fator de potência, equilíbrio de fases e harmônicas podem ser estudados, testados e implantados no laboratório.