No início da década de 1970, após a departamentalização da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, foi criado o Departamento de Técnicas Fundamentais, DETEF, para ser um departamento de apoio aos quatro cursos de engenharia até então existentes na Escola.
No final da década de 1990, a partir de um estudo criterioso, o DETEF identificou a pertinência e necessidade de se criar um curso de Engenharia de Controle e Automação com ênfase na área de automação e controle de processos minero metalúrgicos. A proposta de criação deste novo curso, foi aprovado no Conselho Departamental de Escola de Minas e, posteriormente, no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFOP.
Assim, no segundo semestre de 2000, com realização do primeiro vestibular para Engenharia de Controle e Automação, o DETEF se transformou no DECAT – Departamento de Engenharia de Controle e Automação e Técnicas Fundamentais. A criação do curso de Engenharia de Controle e Automação implicou na criação do Colegiado do curso de Eng. De Controle e Automação, CECAU, responsável pela coordenação didática das disciplinas e do projeto político pedagógico.
Até o ano de 2017 o DECAT contava com os cursos de Eng. de Controle e Automação e Eng. Mecânica, dando suporte os docentes e discentes dos curso. Porém, no inicio o ano de 2018 os cursos foram separados por departamentos distintos, onde ficou o DEMEC responsável pelo curso de Engenharia Mecânica e o DECAT responsável pelo curso de Engenharia de Controle e Automação.
Planos de Ensino 2023/1 (Maio a Setembro de 2023):